Páginas

sábado, 20 de outubro de 2012

Resumos 4° Parte.


                                                                    Capitulo-22

          O Rio Grande do Sul mais vibrava  com a revolução do que resistia. 14 mil homens foi o que Gil de Almeida tinha ao seu lado durante a revolução. Neves não se cansava de dizer que a "Paixão politica” era o que mantinha a população firme e forte na revolução. O principal meio de comunicação  da revolução de 1930 entre os estados era por meio do telegrafo.
  No mesmo momento que estava acontecendo essa revolução no Rio Grande do Sul era comum vermos saldados da republica mudando de lado e assando a ajudar os revoltosos. “È uma guerra estranha, na qual quase todos acreditam nas boas razões dos rebeldes e buscam saídas honrosas para não ter de morrer em uma causa perdida” (Página 217). A população nesse momento respirava revolução e gritava: “Viva a Revolução”.
       A pesar de Getúlio Vargas não ter feito muita coisa, Gabriel o levava como um herói e Flores da Cunha como o homem das frases surpresas que para Gabriel foi quem conseguiu levar Getúlio ao poder.


 Capitulo 23

Havia vários jornais que concordavam com a ideologia a revolução, um bom exemplo era o “Correio do Povo”, cujo objetivo era  o avanço da revolta no país e praticamente comemorava a cada batalha vencida pelas tropas rebeldes. A maior parte da população que aderia ao movimento, ia deixar seus nomes nesses jornais.
       No momento em que Getúlio estava embarcando no trem que iria o levar para o Rio de Janeiro, ele começa a lembrar de tudo desde o inicio, aonde ele começou a lançar sua candidatura até o momento da revolução. Ele se lembra de coisas que o  marcou com: o momento que seu amigos o chamou de falso e medroso, as ajudas vindas dos lugares menos prováveis, resumindo de todos os momentos importantes de sua carreira politica e  sua vida pessoal.
       Indo para o Rio de Janeiro Getúlio passa por vario lugares e vê o estrago que a revolução fez, mais ele não se abala, pois segundo ele era necessário que o brasil passasse por isso.
       Enquanto isso no Rio de Janeiro Washington Luís renuncia e vários políticos são presos. Isso tudo estava sendo relatado nos jornais, e é claro no que era o mais importe na época “Correio do povo”.
       Getúlio chega ao Rio em 31 Outubro e é bem recebido pela população. . “Novembro será o mês do Brasil novo, um mês de novidades e preocupações que se repetirão nas décadas seguintes”(Página 241). O Brasil começou a ser aceito pelas outras nações como um “Novo” Brasil.
       Quando Getúlio assumiu o poder, o batalhão de Gabriel recebera uma ordem para retornar ao Rio Grande do Sul, mais antes deles acatarem essa ordem eles foram fazer um passeio ao Corcovado  e ficaram apaixonados pela maravilhosa paisagem.
               

                                              Capitulo-24

       Getúlio ainda estava a esperar João Neves, e lembra-se de quantos, amigos deixaram pra trás e de quantas amizades foram corrompidas pela ganancia e das muitas traições que houve. “Uma coisa é certa; ao sabe, a revolução não foi boa nem má: a revolução foi indispensável e como tal invencível”(Página 251) . Comentário esse feito por Virgílio de Melo Franco.
      Não seria incorreto dizer que Getúlio usava as pessoas, pois ele conseguiu chegar ao poder usando os, comunistas, paulistas e os integralistas e prova disso é que depois de usados Vargas os perseguiu e os derrotou. E ele para não sair de vilão disse que só fez isso para o bem de 1930. Isso vai se desencadear mais lá na frente no Estado Novo.



 Capitulo-25

      Gabriel viveu de tudo um pouco nessa vida: “Lutou em 1930, lutou em 1932, viu o Estado Novo chegar, viu o Estado Novo passa, viu a democracia voltar, viu Getúlio retornar ao poder e viu a comoção provocada pelo  suicídio do presidente, em 24 de agosto de 1954”(página 255).  Mesmo passando por tudo isso ele continua a amar a vida e a lembrar e relembrar fatos interessantíssimos de sua vida.
     

                                                        Capitulo-26

       Enquanto caminhava João Neves também se lembra da revolução, lembra-se de todos os seus participantes e de quais foram as suas atitudes. Nesse momento passava pela cabeça dele Vargas, Góis Monteiro, Flores da cunha e Mauricio Goulart.
   Uma frase que poderia refletir bem oque Neves estava pensando nesse momento era: “Que tempos! Que homens! Quantas águas rolaram!”(página 258). Muito tempo depois João Neves encontra Getúlio Vargas no local marcado.


Capitulo-27

       Passaram-se 80 que a revolução já tinha acabado e Gabriel estava a festejar com sua esposa Ana em Porto Alegre. Gabriel gostava muito de carros e houvera uma época em que ele ficou sem carro por causa de uma crise financeira que o abalou. . “Lembra de seus tempos de militar e sonha com os seus belos carros”(Página 259).


Capítulo-28

         Talvez seja possível comparar a revolução com um romance, pois de certa forma eles são um pouco semelhantes, ambos são um construção que de certa forma muda muita coisa, um descobrimento e uma transformação. Uma revolução com muitas reviravoltas, surpresa e transformações é assim que podemos definir a revolução de 1930.
       “As águas de outubro levaram Getúlio ao poder, de onde só saiu para atravessar o seu Aqueronte pela sua própria mão, a mão fatal de um barqueiro desiludido”. É exatamente assim quer podemos definir os últimos anos de Getúlio e o seu afastamento do poder.



Capitulo-29

      Em 1954, 24 anos depois da revolução, Getúlio cometeu o suicídio. Ele foi um homem muito, severo e enigmático.
“Sua obra continuará a viver
A revolução de 1930 não acabou.
A revolução inesperada”   
(página 263).
     Podemos afirma com toda certeza que o Brasil só se descobriu depois da revolução de 30.



Nenhum comentário:

Postar um comentário